A CONSCIÊNCIA, AS ATITUDES E A INTENÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL DE PRODUTOS DO SETOR DE PERFUMARIA E COSMÉTICOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

Autores
Janayna Souto Leal, Thalita Grisi Correia de Pinho, João Batista Soares Neto
Área
Administração
Resumo

O consumo responsável e sustentável é a principal manifestação de responsabilidade do cidadão com a sociedade (BECK; PEREIRA, 2012). Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral a análise da relação entre a consciência sustentável, atitudes e intenções de consumo responsável e sustentável no setor de perfumaria e cosméticos. Para a pesquisa de campo, utilizou-se da pesquisa survey, recorrendo ao questionário estruturado como forma de instrumento de coleta de dados. A amostra foi de 222 pessoas da cidade de João Pessoa. Com a análise dos resultados encontrados, houve a confirmação de que há uma relação direta entre a consciência sustentável sobre as intenções de consumo sustentável. Contudo, contrariando aos estudos anteriormente realizados, considerou-se que a consciência sustentável sobrepôs as atitudes em sua relação com a intenção de consumo sustentável. Assim, pôde-se perceber pessoas com mais consciência sobre os malefícios que estão causando ao meio ambiente e com a predisposição de mudar os seus hábitos de consumo.

Palavras chave: Consciência sustentável. Atitudes de consumo. Intenção de consumo.