A GESTÃO DA DEMANDA DE MATERIAIS DE CONSUMO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA METODOLOGIA ANALÍTICA DA DISTRIBUIÇÃO E/OU UTILIZAÇÃO DE VERBAS PÚBLICAS

Autores
Samuel Chagas da Costa, Augusto da Cunha Reis
Área
Engenharia de Produção
Resumo

A gestão de demanda de materiais de consumo é parte integrante das estratégias organizacionais, uma vez que estoques significam capital ocioso investido em materiais, insumos ou suprimentos. Este artigo tem o objetivo de propor uma metodologia de análise das variações na distribuição e/ou na utilização dos valores gastos com materiais de consumo no decorrer da gestão da demanda de tais materiais em uma instituição federal de ensino superior. Trata-se de uma pesquisa experimental e quantitativa, com dados extraídos dos empenhos disponíveis no portal compras governamentais. Como resultado, identificou-se uma tendência de aumento nos gastos públicos com materiais de consumo no decorrer dos anos de 2017; 2018; e 2019, em 3 das 8 unidades da instituição - cerca de 37,5% dos campi. Observaram-se, ainda, aumentos consideráveis de valores, nos gastos desses materiais, em 62,5% das unidades educativas. Entretanto, uma redução de despesa também foi percebida em 12,5% das filiais de ensino. Concluiu-se que a sede Maracanã concentra a metade dos recursos públicos destinados a este elemento da despesa pública, bem como as menores distribuições e/ou as menores utilizações de recursos públicos, em compras de materiais de consumo, aconteceram nos campi de Angra dos Reis, Maria da Graça e Petrópolis.