A INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA DOS PRODUTOS GAMERS

Autores
Janayna Souto Leal, Nicholas Jackson Félix Estrela, João Batista Soares Neto
Área
Administração
Resumo

O marketing reconhece há anos o papel das relações interpessoais como importante fator no processo de decisão do consumidor. Entre tantas teorias, a dos grupos de referência – reconhecida e utilizada até os dias atuais - foi elaborada com foco de atuação na internet e nas possibilidades de pontos de interação e socialização dos seus usuários nesse ambiente. O estudo em questão analisou como os grupos de referência podem influenciar na decisão de compra dos produtos gamers. A pesquisa qualitativa, foi realizada na comunidade gamer do estado da Paraíba mais especificamente da cidade de João Pessoa e Santa Rita. Na análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e os resultados mostraram como o consumidor gamer sabe diferenciar a necessidade da compra motivada pelo desejo, ou quando busca o máximo de informações confiáveis a fim de adquirir um novo produto e que, após lograr experiência suficiente, ele passa de influenciado para influenciador.

Palavras chave: Consumidor. Gamer. Grupos de referência. Influência.