A UTILIZAÇÃO DE JOGOS, DINÂMICAS E BRINCADEIRAS EM SALA DE AULA COMO FACILITADORES NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores
Elaine Rodrigues Ferreira
Área
Pedagogia
Resumo

A utilização dos recursos lúdicos pode contribuir de forma significativa no desempenho do ato de ensinar do professor e também no querer aprender dos alunos. É no período escolar que a criança amplia seu desenvolvimento tanto na área cognitiva, como afetiva e psicomotora. Assim, este trabalho tem como objetivo verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como a utilização de jogos, dinâmicas e brincadeiras em sala de aula pode facilitar o processo de adaptação e de ensino/aprendizagem dos alunos no ensino fundamental das séries iniciais. Pode-se dizer que o brincar é essencial na construção do conhecimento, portanto, é de extrema importância que a criança seja estimulada e possa brincar para se desenvolver de acordo com sua faixa etária. Reconhecer desde cedo o papel fundamental que a escola desempenha na vida da criança e fazer com que ela goste de fazer parte desse ambiente facilita o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a escolha da metodologia pelo professor no planejamento de suas aulas é essencial nesse processo, contribuindo assim, para que o ambiente escolar seja agradável e atrativo para a criança, fortalecendo os laços afetivos entre professores, alunos e escola