ANÁLISE DOS ASPECTOS ERGONÔMICOS E A MITIGAÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DA HIGIENE OCUPACIONAL

Autores
Carlos Alexandre Gouvea da Silva
Área
Pedagogia
Resumo

Em época contemporânea, profissionais de diversas áreas têm sido expostos a estresse de caráter persistente, que pode acabar evoluindo para a Síndrome de Burnout, em especial os docentes, sendo considerada uma das profissões mais estressantes da atualidade. O presente trabalho apresenta um tema de grande relevância dentro do universo laboral e mais especificamente dentro da ciência da higiene ocupacional e visa discorrer a respeito de aspectos ergonômicos que afetam a qualidade de vida no trabalho destes profissionais, tanto em questões físicas quanto mentais através de uma preceptiva da NR17. Tal pesquisa se mostra relevante no sentido de se apontar os impactos na vida de docentes causados pela Síndrome de Burnout, e como a higiene ocupacional pode mitigar os efeitos da doença. Na presente dissertação será procedido ao estudo teórico associado a uma pesquisa e estudo de caso, através da aplicação de questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) com três profissionais da docência a fim de identificar a presença Síndrome de Burnout, de forma a auferir os impactos de tal doença e como mitigá-los com a higiene ocupacional. Resultados mostraram que um dos três docentes apresentou nível de burnout considerável, mas considerado alto, o que poderá ser usado em estratégicas de mitigação do impacto negativo dessas atividades do docente.