BLOCOS DE LEGO NO ENSINO DA METODOLOGIA ÁGIL SCRUM EM CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE UM JOGO ITERATIVO

Autores
Carlos Alexandre Gouvea da Silva, Douglas Augusto Barcelos Bica
Área
Sistemas de Informação
Resumo

O século 21 trouxe grandes avanços tecnológicos no cotidiano das pessoas. Além disso, ativos relacionados a tecnologias e sistemas de informação se tornaram imprescindíveis para a estratégia comercial e competitiva de qualquer empresa ou organização. Esse avanço cresce ainda mais com a constante entrega de aplicativos e sistemas computacionais para diferentes segmentos de mercado. O processo de entrega desses sistemas envolve desde a fase de concepção das ideias até a fase de implementação para o público interessado. Contudo, o desenvolvimento desses sistemas pode apresentar desafios aos programadores e gestores de projetos de Tecnologia da Informação (TI). Atualmente, as empresas de TI utilizam diversas abordagens na construção dos sistemas, em especial às relacionadas a desenvolvimento ágil, como por exemplo o Scrum ou Extreme Programming. Embora muitos profissionais de TI tenham conhecimento sobre os conceitos de desenvolvimento ágil, muitos não possuem práticas acadêmicas que aprimorem o conhecimento mais prático dessas abordagens quando vão para o mercado de trabalho. Desta forma, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados da realização de uma atividade dinâmica utilizando blocos de Lego no ensino de Scrum com estudantes do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação em 2019 da UNIFACEAR. Ao final os alunos foram perguntados quanto a efetividade da dinâmica.