CHAT GPT E SUAS PERCEPÇÕES EM ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES DE COMPUTAÇÃO NO ENSINO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Autores
Carlos Alexandre Gouvea da Silva, Felipe Negrelle Ramos, Edson Leonardo dos Santos, Rafael Veiga de Moraes
Área
Sistemas de Informação
Resumo

O Chat GPT é um modelo de linguagem capaz de gerar textos de variados tipos, desde simples receitas de bolo até instruções complexas para resoluções de problemas de diferentes áreas e ciências. Este tipo de recurso classificado como um chatbot ganhou grande visibilidade em 2023 em função da sua facilidade em gerar textos simples ou complexos a partir de temas ou perguntas sugeridas pelo usuário. Ainda, devido a essa facilidade de geração de textos e respostas às perguntas dos usuários, o Chat GPT possui em seu conjunto de funcionalidades a capacidade de gerar diferentes estruturas de códigos de programação em uma variada gama de linguagens de programação. Essa facilidade tem gerado em estudantes iniciantes, principalmente, um interesse especial quando expostos a problemas que exigem a confecção de códigos que resolvam problemas simples ou não em sala de aula. De outra forma, professores acabam por se preocupar em vários casos se estudantes estão devidamente estudando para resolver esses problemas computacionais ou se estão utilizando do Chat GPT para determinado fim. Este artigo apresenta um estudo realizado com 40 estudantes do primeiro ano de dois cursos de computação onde são analisadas as percepções no interesse de uso do Chat GPT em aulas práticas de programação. Resultados mostraram que os estudantes veem esse tipo de chatbot como um excelente recurso pedagógico a ser usado em sala de aula, porém ainda ficam tendenciados a usar esse tipo de recurso como única forma de estudo em sala de aula. Outra preocupação mostra que para os estudantes, os colegas de sala poderão utilizar o Chat GPT como ferramenta de cópia para desafios e trabalhos elaborados por professores.