DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (CURITIBA/2020).

Autores
Alexandra Padilha Bueno, Helen Caroline Schwalenberg de Souza, Jaqueline Schwalenberg de Souza , Tainara Fernanda da Silva
Área
Pedagogia
Resumo

O presente artigo teve como intenção investigar e compreender como ocorreu a organização e aplicação do Ensino Remoto Emergencial na Educação Infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Curitiba, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Teve-se como objetivo geral: investigar e compreender como se deu a implementação do Ensino Remoto Emergencial na capital paranaense. Foram elencados os seguintes objetivos específicos: conhecer e refletir sobre os conceitos de Infância, da Educação Infantil e do Ensino Remoto Emergencial; buscar base documental e legislativa acerca do que é e como funcionou e funciona o Ensino Remoto Emergencial. Tem-se a percepção de que o período de ensino remoto foi prejudicial ao desenvolvimento geral das crianças, contudo percebe-se também que houve por parte Município de Curitiba um esforço de organização para organização no contexto pandêmico, assegurando apoio alimentar e pedagógico para as famílias, disponibilizando aulas online, pela TV aberta e com atividades impressas entregues aos responsáveis pelas crianças, numa tentativa de minimizar as implicações desta modalidade de ensino na vida dos pequenos.