INCLUSÃO ESCOLAR: UMA LONGA CAMINHADA ENTRE A LEGISLAÇÃO E A PRÁTICA

Autores
Daniel Ferreira dos Santos, Ludiane Glaucia Batista, Ludirene dos Santos Batista, Adriana Cristine Dias Locatelli
Área
Pedagogia
Resumo

A pesquisa sobre a temática Inclusão Escolar está voltada para análise de como a prática tem correspondido com às legislações pertinentes ao tema estão vigentes em nosso país. No presente estudo observa-se que muito se avançou no sentido da integração social dos portadores de deficiências, entretanto ainda nas escolas públicas o que se percebe é que a inclusão escolar tem certa conotação de pura e simplesmente aceitação. Sendo assim, pretende-se neste estudo de caso analisar as legislações e a prática em uma determinada escola pública do ensino fundamental, séries finais e identificar as ações tomadas para que a inclusão de fato realmente se efetive. Com relação aos aspectos metodológicos serão analisados os documentos oficiais da escola participante da pesquisa, como o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, além de uma busca junto ao Setor Pedagógico do Colégio, sendo utilizada como metodologia de pesquisa a entrevista com três pedagogas sobre o assunto para obter conhecimento de como a instituição tem tratado a inclusão escolar. Dentre os principais resultados da pesquisa observa-se que o tema inclusão escolar ainda esta muito longe do nível ideal e que as instituições de ensino sofrem com a falta de recursos físicos, financeiros e de profissionais capacitados para exercerem a função de educadores da inclusão escolar e principalmente social. E por fim, como sugestão de pesquisas futuras seria interessante que se aplicasse o mesmo estudo em escolas particulares a fim de analisar se os resultados são idênticos ao encontrado na rede pública de ensino.