O presente trabalho tem como objetivo a interpretação atual da motivação nas organizações, reafirmando teorias e ideias já existentes, observando se há novos fatores que influenciam os colaboradores no rendimento e no desenvolvimento de equipe. Com o intuito também de verificar se os fatores emocionais influenciam na realização profissional dos colaboradores, identificando quais as dificuldades que encontram em seu cotidiano e o que a organização poderia fazer para motivá-los em seu ambiente de trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário adaptado do autor Broxado (2001) para uma equipe de uma rede farmacêutica, com o objetivo de diagnosticar de maneira precisa a situação motivacional em que empresa se encontra. Este questionário tem o objetivo de classificar a motivação dos funcionários, deixando evidentes os pontos que precisam ser melhorados. Conforme os dados obtidos pode-se dizer que a organização precisa criar um plano de ação desenvolver meios que promovam a motivação e realização pessoal dos seus colaboradores, não dispensando é claro, que esta pesquisa seja repetida nas outras farmácias da rede a fim de alcançar uma amostra mais representativa para corroborar os resultados aqui apresentados.
Palavras chaves: Motivação, Pesquisa de Clima, Produtividade.