O presente artigo tem como objetivo verificar qual é a importância do autoconhecimento para a apresentação profissional dos jovens no mercado de trabalho, tendo como objeto de estudo uma ONG que trabalha com um programa de jovens aprendizes em Curitiba. Foram abordadas algumas dificuldades na iniciação destes jovens no mercado de trabalho e quais seriam os benefícios do autoconhecimento para um melhor preparo para enfrentar novas oportunidades no mercado de trabalho. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma pesquisa de campo utilizando o método de introspeccionismo relacionado a algumas ferramentas de desenvolvimento com uma ex-aprendiz da ONG. Os resultados demonstram que as dificuldades do jovem no mercado de trabalho existem, mas o desenvolvimento do autoconhecimento pode proporcionar mais segurança, elevar a autoestima e buscar evidenciar as potencialidades dos jovens. Dessa forma ele encontrará realização tanto profissional quanto pessoal e o mercado reconhecerá o seu real valor, já que o próprio indivíduo saberá seu valor. Portanto, faz-se necessário buscar primeiramente o autoconhecimento para depois buscar uma oportunidade que se encaixe neste perfil agora conhecido.
Palavras chave: jovem, autoconhecimento, introspeccionismo.