O SENTIDO QUE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRIBUEM À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores
Ileana Cristina Pavelski da Costa, Sidney Alencar de Santana Dias
Área
Pedagogia
Resumo

Estudos sobre o processo de aprendizagem enfatizam que para que uma disciplina tenha sentido para o aluno, é necessário que seu ensino seja contextualizado, respeitando-se a realidade vivida pelo discente. Considerando-se a importância que a disciplina de matemática tem nos distintos níveis de ensino, esse artigo aborda a questão do sentido que alunos do ensino fundamental atribuem à aprendizagem da matemática e como esse aprendizado se reflete em suas vidas fora da escola. A pesquisa, de cunho exploratório e qualitativo, teve como sujeitos alunos regularmente matriculados no 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Araucária/PR. Pela análise dos dados, o aprendizado da matemática se mostra importante, útil, legítimo, confiável, e de acordo com os alunos, serve para auxiliar várias experiências vivenciadas e internalizadas no seu dia a dia. Com esse estudo, pretende-se assinalar o interesse e cuidado pelas crianças, buscando obter informações e informar também sobre o processo de aprendizagem que oportunizam às crianças atribuírem sentido ao que aprendem na escola, principalmente as referidas na pesquisa, assim como, servir de incentivo e motivação para que outras alunas do curso de Pedagogia, despertem a curiosidade e queiram utilizar esse estudo exploratório como base para futuras investigações na área da educação.