PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: PERCEPÇÃO DE DISCENTES DE UMA IFES

Autores
Maycon Henrique Marques, Antônio Carlos Brunozi Júnior, Luana Martins Guimarães Sousa, Rodrigo Silva Diniz Leroy
Área
Ciências Contábeis
Resumo

Diversas linhas de estudos têm abordado a temática de Gerenciamento de Resultados na literatura contábil. No entanto, notou-se escassez de pesquisas qualitativas, principalmente quando se trata da percepção de discentes, docentes e profissionais da área contábil. Assim, o objetivo deste estudo foi apreender se as práticas de gerenciamento de resultados aplicadas em entidades são conhecidas e percebidas por alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino (IFES). Para tanto, utilizou-se de uma Survey para a obtenção das informações, aplicando um questionário semiestruturado aos discentes, baseado no trabalho de Bruns e Merchant (1990). Os resultados encontrados evidenciaram que há precariedade de conhecimentos por parte dos alunos quanto às prática de gerenciamento de resultados e temas afins, como IFRS, CPCs e Accruals. Destaca-se, que 51,96% dos discentes ouviram algo relacionado a gerenciamento de resultados, além de que somente 4,9% deles tinham algum conhecimento sobre accruals. Percebeu-se que estes assuntos foram pouco divulgados em sala de aula e, em situações expostas de casos sobre o gerenciamento de resultados para a amostra, os alunos apontaram que possuem dúvidas sobre o que é ético ou questionável, com limitados entendimentos sobre a discricionariedade existente na Contabilidade. Com base nos achados, esta pesquisa pôde contribuir para as instituições de ensino, de modo que analisem os seus conteúdos explanados em sala de aula, favorecendo a formação de profissionais capacitados para atender às demandas do mercado de trabalho, e realizando suas atividades baseadas na ética em detrimento da manipulação intencional de resultados.