PROCESSOS COMUNICACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA PERSPECTIVA DE PROTAGONISMO NA EXPERIÊNCIA DO PROJETO TVQ

Autores
Marco Antônio Ribeiro Merlin, Marinice Natal Justino, Jorge Uberson Pereira, Jolena de Santi Soares, Adriana Pereira dos Santos, Renato Boratho
Área
Pedagogia
Resumo

Este artigo discute os processos comunicacionais na educação de crianças e adolescente do Projeto TVQ (Te Vejo na Quinta), do Marista Escolas Sociais - Unidade Itapejara, no Paraná. Como objeto de investigação, apropriou-se dos vídeos do canal “Te Vejo na Quinta Marista Escola Social Itapejara”, no Youtube, no período de agosto a setembro de 2021. O objetivo principal é problematizar esses fazeres comunicacionais na educação de crianças e adolescentes e refletir sobre o seu papel na emancipação desses indivíduos. O estudo combinou dois métodos de investigação: a pesquisa bibliográfica buscou aprofundar os conceitos teórico a partir de um conhecimento prévio sobre os principais assuntos aqui abordados; a etnografia virtual possibilitou compreender, categorizar e apresentar os resultados dessas práticas culturais e comunicacionais no ambiente da internet nos vídeos publicados neste período da pesquisa.