PROPOSTA PARA AGILIZAR O PROCESSO DE LICITAÇÕES

Autores
Rosilda do Rocio do Vale, Camila Lais da Silva, Elaine Maria Foss, Elisabete Gomes Figueredo, Guilherme Augusto Truber Veiga, Larissa Ruaro de Oliveira, Raquel Meyer Marafiga, Tainara Aparecida do Prado, Thamiris dos Santos Ramos, Leticia Stroparo Tozetti
Área
Administração
Resumo

Este trabalho é uma pesquisa de campo e tem como objetivo apresentar uma proposta para agilizar o processo de licitação em um órgão público localizado na região metropolitana de Curitiba. Na Fundamentação teórica foram explorados os temas relacionados à gestão pública e licitação embasando-se na Lei 8.666/93 a qual especifica diversas modalidades de licitação. Na coleta de dados para a elaboração do trabalho, no dia 21 de agosto de 2018, foi realizada uma visita à empresa. Na mesma data foi realizada uma entrevista informal com o secretário municipal do órgão em questão e também foi realizada a observação não participativa. Dando continuidade à pesquisa foram identificadas as causas que geram os atrasos nos processos licitatórios do órgão público em estudo, sendo que para identificar as causas foi realizado um brainstorming e para elaboração do plano de ação foi utilizado o 5W2H. Após discorrer cada uma das nove modalidades de licitação, apresentaram-se alternativas de soluções para que evitar os atrasos no processo licitatório causados por: compras indevidas, desperdício de determinado material, seja por má qualidade ou fora do prazo de validade, falta de sistema informatizado, excesso de documentos físicos e falta de planejamento. Observou-se que os atrasos nos processos licitatórios ocorrem por diversos fatores, porém todos são possíveis de serem corrigidos.