TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO: COMO ENGAJAR E ATRAIR COLABORADORES AOS TREINAMENTOS CORPORATIVOS

Autores
Ana Crhistina Vanali, Deisiane Alves da Maia, Katleen Souza de Camargo, Larissa Cardoso da Costa, Marcos César da Costa Pimentel, Mayara de Souza da Silva, Nedson de Lima Lara, Thomas Emanoel de Souza, Wagner Mendes Fernandes
Área
Recursos Humanos
Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral propor ações para aumentar o índice de treinamento dos colaboradores em uma empresa de peças e acessórios para veículos automotores localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Para a definição do problema foi usado o Diagrama de Ishikawa. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas informais, pesquisa documental e observação participativa. Para levantamento de informações sobre a empresa foi usada a pesquisa de internet. Com o Brainstorming e o Benchmarking, foram descobertas as causas: foco somente em época de auditoria, procedimentos de treinamentos ineficazes, desmotivação e falta de comprometimento. Para priorizar as causas, utilizou-se da Matriz GUT. Sobre as respectivas soluções, o artigo propõe um novo plano de treinamento e ações motivadoras. Para o plano de ação, usou-se da ferramenta 5W2H e do cronograma.