A CULTURA ORGANIZACIONAL E A ESTRATÉGIA COMO FATORES DE SUCESSO: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE CELULOSE

Autores
Marco Aurélio Batista de Sousa, Fabiana dos Santos Pereira Campos, Leidiane Nunes da Silva Santos, Alexandre Farias Albuquerque
Área
Administração
Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a cultura organizacional e a estratégia na gestão de uma Indústria de Celulose de Três Lagoas/MS e como isso reflete no seu sucesso. O método utilizado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em visitas direcionadas por entrevistas semiestruturadas com a gerência da empresa, nas quais foram colhidas informações por meio de documentos disponibilizados pela própria organização. Foi possível identificar que a cultura organizacional é consolidada e influencia positivamente a estratégia organizacional, inclusive, ambos os fatores corroboram para o seu desenvolvimento, tanto interna quanto externamente. O sucesso da empresa se deu pela busca incessante do desenvolvimento, através de práticas inovadoras e pela alta competitividade.