O estudo analisa os aspectos do segmento público de saneamento do Paraná, por meio de uma constatação de documentos públicos, cuja o objetivo é compreender o modelo de gestão por competências. Para isso fora analisado conceitos centrais de visão baseada em recursos, modelo de gestão por competências perfazendo a fundamentação teórica do estudo proposto. O estudo analisa os principais conceitos orientadores deste modelo de gestão, expondo de maneira sucinta os aspectos críticos, como a cultura organizacional, o comportamento da gestão e o alinhamento entre as estratégias organizacionais e as competências individuais dos colaboradores. Sustentada em 3 pilares a competência está classificada em: conhecimento, habilidade e atitude, simplificada com a sigla CHA, que serve como parâmetro para defini-la. Nota-se que o modelo de gestão por competências é reconhecido no meio corporativo público e privado como um processo importante do setor de gestão de pessoas, e o presente estudo visa compreender qual é a relação do modelo com os resultados organizacionais por meio de relatórios anuais de administração e demonstrações contábeis, devido a conduta do compliance de empresa de saneamento público do Paraná. Ficou evidenciado por meio do mapa estratégico, políticas públicas, parâmetros de desempenho e competências individuais, além da transmissão de conhecimento com forma de manter a gestão por competências e programas dos colaboradores da empresa. Por fim, entende-se que a integração da empresa por meio dos recursos organizacionais, principalmente o intangível no modelo de gestão por competências destaca-se como forma estratégica.