A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE NÃO CONFORMIDADES NA GESTÃO DA QUALIDADE DE UMA EMPRESA

Autores
Letícia Stroparo Tozetti, Tatiana Rodrigues Palhano
Área
Recursos Humanos
Resumo

Existem diversas maneiras de se identificar um erro operacional, porém, identificar, diagnosticar e solucionar essas falhas recorrentes vem sendo um dos principais objetivos dentro de uma organização. A Gestão da qualidade chegou ao mercado para auxiliar na melhoria contínua do serviço prestado para o cliente. Por meio dela, a empresa escolhe o melhor método ou a melhor ferramenta que poderá auxiliar na diminuição de falhas em seu processo. O objetivo dessa investigação é explicar a importância que o método escolhido pela instituição seja bem implantado, direcionado, explicado e principalmente acompanhado pelos setores ou pessoas envolvidas. Com esta escolha, será relacionada à informação com a integração: funcionário versus ferramenta, trazendo conceitos metodológicos para acrescentar na execução do problema. A pesquisa aplicada dentro da instituição citada detectou os problemas na implantação do método dentro do processo, trazendo opções para os gestores reavaliarem a forma com que o formulário está sendo utilizado e se ele está sendo utilizado com o objetivo correto. Os resultados demonstraram que o problema maior não está somente na descoberta da falha. Com a presente consulta podemos concluir que uma gestão não se faz apenas de métodos e ferramentas, se a utilização dos meios não for direcionada adequadamente, os resultados serão confundidos e interpretados de maneiras corriqueiras fazendo com que o real objetivo se perca e os erros persistam.

Palavras-chave: não conformidade, gestão da qualidade, resultados.