No presente trabalho teve-se como objetivo, apresentar uma discussão sobre a importância da ludicidade na Educação Infantil por meio de brincadeiras, em que o brincar deve ser constante em centros de Educação Infantil. Para isso, o docente necessita oferecer às crianças oportunidades ímpares com a ludicidade, em ambientes ricos, estimulantes, com outras crianças, em momentos diferenciados. Buscando o desenvolvimento de diversas habilidades, cognitivas, motoras, afetivas promovendo a aprendizagens da criança. A proposição do lúdico para a promoção da aprendizagem através do brincar é tema de estudo de vários trabalhos científicos que defendem a importância do brincar nas diferentes etapas da Educação Infantil. Desse modo, buscou-se responder o seguinte questionamento, como a ludicidade contribui para o desenvolvimento infantil? A brincadeira é algo inerente ao ser humano, desde bem pequena a criança já se interessa por atividades que envolvam brincar, brincam com diferentes objetos, com as mãos, com brinquedos, enfim, são inúmeras as possibilidades a serem exploradas através do brincar na Educação Infantil. A pesquisa foi elaborada, a partir do estudo de trabalhos dos autores: como Castagiani (2005), Torres; Correia, (2020), Silva, (2019), Luria e Rubio (2014) dentre outros.