A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Autores
Daniel Ferreira dos Santos, Andréia Viana Duarte, Carina da Silva Borges, Marcia Meneghim de Sousa, Aguinaldo Ferreira dos Santos, Murilo Martins de Andrade
Área
Administração
Resumo

Foi realizado um estudo na Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Campus Sítio Cercado na cidade de Curitiba-PR, teve como objetivo verificar a percepção dos acadêmicos em relação à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a metodologia aplicada teve natureza quantitativa, onde foi realizada a coleta através de questionários respondidos pelos acadêmicos do campus alvo da pesquisa. Após a tabulação dos dados obtidos na pesquisa, foi possível perceber que a falta de informação e conhecimento deixa as pessoas com deficiência a mercê da exclusão, do preconceito e da discriminação desta população na sociedade. A falta de políticas públicas para inserção da pessoa com deficiência é um grande entrave, diante de leis que concedem direitos não observa-se por meio do governo sua aplicação no dia a dia, tendo como exemplo a Declaração da Salamanca de 1994, na qual fortalece o direito da escola integradora para satisfazer as necessidades educativas e sociais das crianças, onde encontra-se escolas sem infraestruturas adequadas e professores sem capacitação profissional para atender as crianças com deficiência. No Brasil o acesso da pessoa com deficiência no mercado trabalho foi estabelecido através da Lei 8.213/1991, em algumas empresas a lei não é aplicada em sua plenitude, enquanto algumas empresas promovem a inclusão apenas para cumprir a Lei de Cotas, outras o fazem por uma política de Responsabilidade Social. Há vários aspectos para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, no sentido de reconhecer as diferenças e as individualidades, desta forma transformando o cenário atual.