Foi realizado um estudo na Faculdade Educacional Araucária - FACEAR Campus Sítio Cercado na cidade de Curitiba-PR, teve como objetivo verificar a percepção dos acadêmicos em relação à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a metodologia aplicada teve natureza quantitativa, onde foi realizada a coleta através de questionários respondidos pelos acadêmicos do campus alvo da pesquisa. Após a tabulação dos dados obtidos na pesquisa, foi possível perceber que a falta de informação e conhecimento deixa as pessoas com deficiência a mercê da exclusão, do preconceito e da discriminação desta população na sociedade. A falta de políticas públicas para inserção da pessoa com deficiência é um grande entrave, diante de leis que concedem direitos não observa-se por meio do governo sua aplicação no dia a dia, tendo como exemplo a Declaração da Salamanca de 1994, na qual fortalece o direito da escola integradora para satisfazer as necessidades educativas e sociais das crianças, onde encontra-se escolas sem infraestruturas adequadas e professores sem capacitação profissional para atender as crianças com deficiência. No Brasil o acesso da pessoa com deficiência no mercado trabalho foi estabelecido através da Lei 8.213/1991, em algumas empresas a lei não é aplicada em sua plenitude, enquanto algumas empresas promovem a inclusão apenas para cumprir a Lei de Cotas, outras o fazem por uma política de Responsabilidade Social. Há vários aspectos para inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, no sentido de reconhecer as diferenças e as individualidades, desta forma transformando o cenário atual.