A afetividade acompanha o ser humano durante toda a vida e desempenha um papel fundamental nas relações sociais e em seu desenvolvimento. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar a teoria do afeto em Wallon e sua contribuição na significação das relações educativas no ambiente hospitalar. A problemática do artigo se resume na seguinte questão: Como a compreensão da teoria do afeto em Wallon contribui na significação das relações educativas e no fortalecimento da subjetividade e da autoestima da criança no ambiente hospitalar? O objetivo proposto é de abordar a teoria do afeto expresso pela emoção, sentimento e paixão no âmbito hospitalar, buscando assim compreender como isso pode contribuir nas relações educativas neste âmbito, trabalhando com o processo de subjetividade e autoestima da criança. Essa ação se da de forma recíproca e social, e fundamenta-se no fato de que as interações são necessárias para alcançar-se um patamar superior de pensamento, cognição e afetividade, além de levar às mudanças em seu desenvolvimento. A criança quando hospitalizada se envolve não apenas com o aspecto cognitivo, mas também o afetivo. Essa relação transmite confiança, pois quanto mais significativa for à relação que estabelecemos com o próximo mais motivação teremos para a troca de aprendizagens.