O presente trabalho constitui-se de uma análise comparativa das principais marcas do ramo de cosméticos em Araucária PR. O estudo primeiramente teve como foco delimitar as escolhas dos objetivos específicos e agregar autores relacionados ao tema para a fundamentação teórica, a abordagem metodológica da pesquisa teve como principais tipos de pesquisa a qualitativa e quantitativa, para coletarmos os dados foi desenvolvido um questionário com perguntas de alternativas e fechadas, utilizando-se para a tabulação dos dados a escala Likert e Correlação de Pearson para complementar as análises. Compreende-se como a importância de o tema principalmente identificar a preferência do consumidor quanto as marcas de cosméticos, devido a ampla oferta mercadológica desse segmento. O resultado da pesquisa deve descrever o perfil de compra do consumidor de cosméticos, verificar comparativamente as características do consumidor de cada marca e os fatores que influenciam a compra, bem como sua satisfação quanto a marca de cosmético de preferência. Além dessa pesquisa agregar conhecimento aos profissionais de marketing que atuam na área de cosmético em compreender o consumidor de cada marca e poder tomar decisões estratégicas para sua empresa.
Palavras chave: Cosméticos, Consumo, Satisfação, Influências, Araucária.