Este trabalho teve por finalidade analisar o comportamento do consumidor com relação à escolha de smartphones na região de Araucária - PR. Para fundamentar e realizar este trabalho, buscamos embasamento teórico em livros e sites que tinham temas relacionados ao assunto. Esta pesquisa qualifica-se como quantitativa e qualitativa e a partir dos dados utilizamos algumas ferramentas administrativas e técnicas para levantar os resultados, para tal utilizamos: Microsoft Word e Excel para formatação e elaboração dos gráficos e tabelas. Obtivemos um total de 429 respondentes, sendo todas as respostas validadas de um total de 18 questões fechadas e de múltiplas escolhas. Conseguimos identificar que em sua maioria tem a faixa etária de 25 à 30 anos, solteiros, do sexo feminino, com ensino médio completo e com renda mensal superior à R$ 1.000,00. O smartphone mais utilizado pelos respondentes foi o da marca Samsung, e grande parcela acredita que a marca pode influenciar na qualidade do aparelho. Além disso, caso os entrevistados necessitassem trocar a marca do aparelho, eles optariam pela Apple. Desta forma o presente trabalho, poderá ser utilizado como produto de pesquisa para auxiliar os vendedores do segmento de smartphones na cidade de Araucária a ofertar produtos assertivos a população, e orientar os clientes em futuras decisões de compra, fazendo uma análise de elementos importantes a serem considerados ao escolher um novo smartphone e as percepções a respeito das especificações e atributos que influenciam na escolha do aparelho.