ANÁLISE DO IMPACTO DA LINGUAGEM ACADÊMICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NA COMPREENSÃO DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS E NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

Autores
Wilson Leandro Krummenauer, Sofia Giongo Martins Gomes, Marco Antônio Barp Fernandes de Almeida, João Pedro Druschel Martins, Laura Klippel
Área
Pedagogia
Resumo

A divulgação científica tem o importante papel de disseminar as descobertas provenientes do meio acadêmico. O seguinte estudo explicativo busca investigar a relação da linguagem científica e a abertura das Academias com a acessibilidade à informação além dos impactos motivos de tal propagação. Assim sendo, definiu-se o problema “De que forma a falta de acessibilidade apresentada pelas Academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público?” Desta forma busca-se abranger os fenômenos ligados à má divulgação científica nas áreas especializadas da ciência, das Academias e do público durante a busca pela problemática apresentada, analisando, justamente, as causas dessa precariedade. Com essa intenção, fundamentou-se uma pesquisa qualitativa quantitativa, experimental e aplicada. Concretizada através do desenvolvimento teórico e aplicação de um experimento social. Como resultado, tem-se que as gerações mais jovens possuem conhecimento metodológico científico escasso, formando maiores números de analfabetos científicos, proporciona-se o incentivo à alfabetização científica nas escolas, além disso, a solicitação as Academias, a reorganização de algumas estruturas, tornando-se mais acessível ao público leigo. Em conclusão, é evidente que a falta de acessibilidade apresentada pelas Academias e o comportamento do mundo científico afetam a disseminação de informação para o público criando barreiras na compreensão de ideias. Todavia, a base acadêmica dos indivíduos também exerce força sobre essa recorrente situação.

Palavras chave: divulgação científica, linguagem, academias, informação, disseminação, escolaridade, faixa etária.