ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR DE CERVEJAS ARTESANAIS EM CURITIBA

Autores
Rosângela Poliseli Stanicheski, Hemerson dos Santos, Lorena Vieira Senko, Marcelo Augusto Loenert
Área
Administração
Resumo

O estudo acerca dos fatores que influenciam o mercado consumidor de cerveja artesanal justifica-se, por ser mais um subsídio de leitura sobre redução de riscos e tomada de decisão quanto a capitação e retenção de clientes. O marketing contemporâneo foca nas pessoas que consomem os produtos oferecidos pelas empresas e assim tornam-se consumidores, movimentando todo um mercado e formando a economia como se conhece atualmente. Neste caso, a aposta é nos estilos de cervejas artesanais, que são inúmeros e vêm despertando cada vez mais a curiosidade do público e também das microcervejarias que, para ganhar os consumidores vão inovando em questão de qualidade e diversificação do produto. Para tanto, este, através de revisão bibliográfica, pesquisa de campo e entrevista com perguntas abertas com gestores que possuem experiência nesse mercado, buscou-se analisar o perfil do consumidor desta cerveja, bem como, destacar o nível de satisfação e quais fatores influenciam para atrair novos clientes e retê-los, descrevendo mercado atual de cervejarias artesanais de Curitiba, conceituando e versando estratégias de marketing para manter e conquistar novos clientes na organização com foco no mercado e fundamentalmente no cliente, possibilitando a inserção destes conhecimentos dentro de mais um documento escrito acerca do tema.