É certo que a pandemia alterou as relações de trabalho de muitos trabalhadores em suas atividades laborais. No entanto, é necessário trazer luz ao impacto direto que esta traz em atividades docentes. Dessa forma, esta pesquisa busca identificar quais implicações do trabalho remoto geram aumentos na carga de trabalho dos professores durante a pandemia da Covid-19, na transposição de um evento presencial para modalidade remota e virtual. Para isso, foi performada uma pesquisa diagnóstico, qualitativa analisando o conteúdo de entrevistas em profundidade com sete professores membros da comissão organizadora da 19ª Mostra de Produção Universitária da Universidade Federal do Rio Grande, em 2020. Como principais resultados, percebe-se a angustia dos professores para poderem voltar e executar o trabalho de forma presencial, os aspectos de estrutura física do trabalho, como questões ergonômicas apresentando-se como uma dificuldade, o ambiente familiar atrapalhando o trabalho remoto, bem como o trabalho remoto também atrapalhando o ambiente familiar e uma intensificação e/ou aumento da jornada de trabalho dos professores.
Palavras chave: carga de trabalho; trabalho docente; trabalho remoto; evento acadêmico.