A busca por equipamentos com dados técnicos confiáveis tem sido a principal escolha de empresas que utilizam máquinas de fluxo em seus processos produtivos.
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bancada de testes para obter a curva característica de uma bomba centrífuga.
Como referência nos testes, a norma MB-1032 (Bombas hidráulicas de fluxo – Ensaios de desempenho e de cavitação) foi utilizada, onde no Inmetro esta norma é registrada como NBR6400 e prescreve métodos de ensaio de desempenho e de cavitação para bombas hidráulicas de fluxo (centrífugas, axiais e mistas). Além disso, estabelece os procedimentos necessários para medição da vazão, altura, velocidade de rotação e potência consumida pelo equipamento.
Utilizamos a Motobomba Autoescorvante Toyama TFAE2RF55FX1 e que de acordo com o fabricante, apresenta uma vazão máxima de 34 m³/h (metros cúbicos por hora).
Através dos testes realizados no projeto, o resultado de 33,1 m³/h (metros cúbicos por hora) foi obtido e comparado com o valor fornecido pelo fabricante do equipamento escolhido, uma variação de 0,9 m³/h (metros cúbicos por hora) foi encontrada. Esta diferença pode ser explicada devido a bomba utilizada nos testes ser usada, onde pode apresentar desgastes em determinados componentes.
A norma referenciada descreve o valor de ± 3,5% como erro admissível. O projeto apresentou 0,97% de erro em relação aos dados fornecidos, assim destaca-se que o projeto conseguiu mostrar com confiabilidade os ensaios realizados, pois, o erro conhecido está dentro dos limites aceitáveis e que possibilita desenvolver a curva característica do equipamento.
Palavras-chave: Bombas Centrífugas, Curvas Características, Bancada de Teste.