COMPARATIVO DO DESEMPENHO ACÚSTICO DE EDIFICAÇÃO EM BLOCO CERÂMICO E SISTEMA WOOD FRAME, SEGUNDO CRITÉRIOS DA NBR 15575:2013.

Autores
José Ribeiro Almeida, Alex Silva de Oliveira, Fabio Gustavo dos Santos, Lauri Anderson Lenz , Thaise Marcela Nascimento Oliveira Andrade
Área
Engenharia Civil
Resumo

O ruído é um fator impactante na vida das pessoas, sendo apontado como uma as principais causas prejudiciais a qualidade de vida das pessoas. Buscando a melhoria no conforto acústico nas edificações a norma brasileira NBR 15575 (ABNT, 2013) e NBR 10152 (ABNT, 2017) definem procedimentos de medição e parâmetros de desempenho acústico. Este trabalho relata um estudo de caso realizado em duas edificações, uma em bloco de cerâmico e outra wood frame, ambas localizadas na cidade de Curitiba-PR, para avaliar o desempenho acústico da fachada e ambiente interno das edificações. A medição foi realizada utilizando-se do método simplificado de medição conforme NBR 10152 (ABNT, 2017). As medições ocorreram no mês de outubro em três datas diferentes, utilizando-se decibelimétro para medição de frequência sonora. A medição realizada na área externa na edificação em bloco cerâmico teve um nível de retenção sonora de 22,57(dB) e wood frame 25,97 (dB), comparando ao sugerido pela norma de 30 (dB) mínimo, ambas as edificações não atenderam a solicitação mínima da norma NBR 15575:2013. A medição dos ambientes internos foi realizada em outro dia e comparada com os parâmetros da NBR 10152:2017, a medições do isolamento acústico na edificação em bloco cerâmico foi de 43,47 (dB) e na edificação em wood frame 41,21(dB) a norma sugere um valor de 40 (dB), e as edificações não apresentaram o requisito mínimo de desempenho acústico, como melhoria do desempenho nas edificações, sugere-se a utilização de outros materiais em suas estruturas.

Palavras chave: Bloco Cerâmico Wood frame, Desempenho acústico.