CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

Autores
GABRIELE POLATO SACHINSKI
Área
Pedagogia
Resumo

O presente estudo trata sobre a contribuição dos contos de fadas no processo de ensino-aprendizagem das crianças, buscando investigar de que maneira o professor pode inserir tais textos em sua prática pedagógica de forma que eles contribuam significativamente no processo de aprendizagem da criança. Para tanto, desenvolve-se uma análise qualitativo-interpretativa do corpus selecionado, o qual é composto por dois contos de fada populares entre o público infantil: João e Maria e Chapeuzinho Vermelho. As análises respaldam-se nos postulados de Mallmann (2011), Bettelheim (2002), Coelho (1997) e Mussaia (2011), a fim de fazer um estudo sobre as origens e evoluções dos contos de fada, a importância desses textos para o imaginário infantil, as características do gênero e as ideologias e simbologias presentes em tais textos. As conclusões demonstram que esses textos são mais do que simples passatempos, pois estimulam, mesmo que inconscientemente, certos valores e comportamentos nas crianças, sendo, portanto, indispensável seu trabalho em sala de aula.