O presente artigo, elaborado pela professora e graduandas do curso de Pedagogia do Centro Universitário Unifacear, em Fazenda Rio Grande / PR, teve como objetivo relacionar a teoria estudada na disciplina Laboratório de Ensino e Aprendizagem, com dados de alunos e professores reais, a partir de uma análise reflexiva a respeito dos aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter exploratório, fundamentou-se teoricamente em Fernando Becker (1994) e Nelson Piletti (2013), os quais abordam sobre os modelos pedagógicos e as questões relacionadas à aprendizagem escolar. Os dados de alunos e professores foram coletados por meio de questionário, respondidos por 24 participantes. Os dados coletados indicam que são múltiplos fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que os professores buscam amenizar as dificuldades dentro do seu campo de atuação, a partir do uso de metodologias ligadas às propostas que colocam o aluno em atividade e que correspondem ao modelo pedagógico relacional.
Palavras chave: Ensino, Aprendizagem, Modelos pedagógicos, Desafios.