DEMANDA POR RECURSOS EM UMA INCUBADORA UNIVERSITÁRIA: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA CLIENTE

Autores
Suzan Lee Hanson, Fernando Oliveira de Araujo, Dennis Hanson, Jeffrey Costa
Área
Administração
Resumo

A literatura científica sobre incubadoras de negócios dos últimos 30 anos revela que pouco se pesquisou sobre aquilo que as empresas incubadas querem ou precisam como clientes. Quais são seus principais desafios? De quais recursos necessitam para superá-los? Os recursos da incubadora são adequados à superação dos seus desafios? O objetivo deste estudo é compreender, sob a perspectiva dos empreendedores, os principais desafios e demandas por recursos que influenciaram sua decisão de incubar, assim como avaliar a satisfação com estes recursos. Complementarmente, identificar a eventual existência de recursos considerados importantes, mas cuja baixa satisfação indique a necessidade de melhorias. Para esta finalidade, realizou-se uma pesquisa com metodologia qualitativa e descritiva numa incubadora universitária localizada no Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, tendo como roteiro dois questionários, um direcionado aos empreendedores e outro à incubadora. Como resultado, identificou-se como desafios importantes para os empreendedores as necessidades de (a) diferenciação; (b) expertise em negócios; (c) obtenção de meios financeiros, desafios cuja superação traduziu-se nas demandas pelos recursos a seguir, associados a seus respectivos graus de satisfação: (a) o acesso ao conhecimento da universidade - insatisfeitos; (b) treinamentos e consultoria em negócios - entre satisfeitos e muito satisfeitos; (c) acesso a investidores - satisfeitos. Foram identificados três recursos considerados muito importantes cujos baixos níveis de satisfação sugerem, alternativamente, a necessidade de melhorias, ajustes no portifólio de recursos ou no critério de seleção de empresas para a incubadora.