ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE AS ESTRATÉGIAS CRIATIVAS UTILIZADAS POR EMPREENDEDORAS ARTESÃS

Autores
Aline Jaciara Oliveira Silva, Ionara Sarai Ferreira Nóbrega Diniz, Lívia Nogueira Pellizzoni
Área
Administração
Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias da economia criativa para o

desenvolvimento das atividades artesãs. O referencial teórico partiu das diferentes noções de

empreendedorismo, perfil dos empreendedores, economia criativa e artesanato. Para tanto

utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo aplicada como técnica de coleta de dados uma

entrevista com seis artesãs, realizada nos dias 04 de março e 25 de abril 2019 através de

pesquisa de campo. Com o intuito de uma melhor compreensão, as entrevistas foram gravadas por aparelho de áudio e, em seguida, transcritas para estudo da análise de conteúdo. O Resultado da análise demonstrou o quanto a economia criativa influencia no crescimento do artesanato nas dimensões econômica, social e ambiental. Os empreendedores artesãos incorporam estratégias diferenciadas do conhecimento e da criatividade com o intuito de agregar valor em seus produtos, onde oportunamente centralizam inovação, talento humano, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.