ESTUDO DE CASO EM COBERTURA DE TELHA PRÉ-FABRICADA TIPO W COM OCORRÊNCIA DE COLAPSO PARCIAL

Autores
Kleison Texeira dos Santos, Isaque Rodrigues de Almeida
Área
Engenharia Civil
Resumo

Este estudo de caso tem por objetivo verificar os motivos da incidência de colapso em telhas pré-fabricadas tipo W. A metodologia empregada é composta pelas suas propriedades químicas, físicas e mecânicas de caracterização da cobertura. Ainda as avaliações das condições das telhas, sendo identificadas suas deformações e fissurações, ensaios para determinação das condições do concreto e inspeções visuais verificando pontos com acúmulos de água, obstrução dos sistemas de drenagens, analise dos desgastes superficiais das peças.

A falta de manutenção foi um dos principais fatores causadores dos danos identificados através dos ensaios e inspeções na estrutura, este fato necessita de uma atenção, pois as telhas pré-fabricadas protendidas tipo W, como toda estrutura protendida estão sobtensão constante, ou seja, tais elementos estruturais possuem cerca de 60% de sua carga tencionada indo a picos ainda mais elevados em determinadas situações de esforços, esta fato faz com que não aceitem falhas.

Tão relevante quanto programa de manutenção preventiva, que busca manter as características de proteção, a estrutura necessita de ações corretivas, pois a condição atual de degradação se deu pela ausência de efetiva manutenção da cobertura durante os 25 anos de sua existência.