ESTUDO DOS FATORES QUE DISCRIMINAM OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores
Cleston Alexandre dos Santos, Edilson Bacinello, Nelson Hein
Área
Ciências Contábeis
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar os fatores que discriminam os estilos de aprendizagem dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da FURB. Trata-se de um estudo que envolve procedimentos de interrogação por meio de questionário, é um estudo ex post facto, de rotina real, transversal, estatístico, descritivo e em condições de campo. O estudo compreendeu uma amostra de 101 acadêmicos, foi conduzido por meio da aplicação da metodologia desenvolvida por David Kolb e utilizou-se de técnicas quantitativas com suporte do software SPSS 22.0 para utilização da Análise Discriminante. A aplicação do método Kolb demonstrou que 47,5% dos alunos possuem o estilo de aprendizagem Convergente, 24,8% possuem o estilo Assimilador ao passo que o estilo Divergente e Acomodador somados representaram apenas 27,7% dos pesquisados. A Análise Discriminante revelou que as variáveis mais discriminantes dos grupos são a média geral das disciplinas cursadas e as disciplinas reprovadas por nota. Na sequência foram observadas as variáveis média em contabilidade I e reprovação por falta, porém, com menor grau de discriminação. Ainda foi constatado a existência de três funções distintas, sendo que a primeira função discriminante contribui para demonstrar as diferenças entre os grupos de estilos de aprendizagem, e as variáveis média geral das disciplinas cursadas e reprovações por nota são as que apresentam mais destaque na primeira função.