FORMAÇÃO CRÍTICA EM ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A SALA DE AULA COMO LÓCUS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA.

Autores
Karina Ferreira da Silva Matos, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão
Área
Administração
Resumo

Ao analisarmos o atual cenário do mercado trabalho, notamos a existência da grande oferta de mão de obra, inclusive de profissionais que possuem nível superior. Os profissionais são cada vez mais exigidos e as empresas selecionam com mais rigor quem está apto a fazer parte de sua organização. Porém, nota-se que muitos profissionais são formados simplesmente de forma tecnicista, muitas vezes não tendo a oportunidade de desenvolver a autonomia de pensamento. Neste cenário a sala de aula tem um importante papel na formação dos profissionais, pois é em sala que o professor pode despertar nos alunos uma forma diferenciada de ver e analisar os conteúdos expostos. O presente trabalho tem como objetivo averiguar como a sala de aula pode ser um local de desenvolvimento do pensamento crítico sobre as organizações. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica Análise de Conteúdo, a fim de proporcionar a compreensão dos dados brutos através de categorias. O material utilizado foi coletado em sala de aula durante o semestre letivo. Após a análise dos conteúdos das respostas dos trabalhos notou-se um aumento de criticidade dos alunos, visto que pode-se perceber de forma mais constante e clara a sinceridade, autenticidade, respostas mais curtas e assertivas, capacidade de contextualização da questão tratada e respostas sem preocupação com o que a “professora considera correto”. Porém não podemos afirmar que se aumentou o pensamento crítico através das aulas, mas da dinâmica da relação aprendizagem percebeu-se um aumento na autonomia dos alunos ao elaborarem suas respostas discursivas.