FORTE FERTILIZANTES: ANÁLISE PARA IMPLANTAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO (ECOMMERCE) NO SEGMENTO DO AGRONEGÓCIO COM INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA.

Autores
Gerson Jose Gonçalves da Silva, Angelo Karyson Stadler, Cristiano Piovezan Wille, Helen Tessari Brandão, Leandro Moreira dos Santos, Lisandro Vaskasvski
Área
Logística
Resumo

Com o crescimento contínuo da população mundial, a demanda por alimentos pelas pessoas é cada vez maior. Nesse cenário, o setor agrícola se torna cada vez mais importante e indispensável para a manutenção e aumento da qualidade de vida das pessoas fornecendo efetivamente alimentação para a população mundial. Dentro do segmento do agronegócio, os fertilizantes são parte fundamental para manutenção e aumento da produtividade. Os recursos naturais dos solos precisam ser mantidos e os elementos nutricionais repostos a fim de que cada vez mais o agricultor tenha viabilidade na sua atividade e garanta o fornecimento de alimentos para o mundo. Nos processos ligados a gestão de compra, de venda, armazenagem e distribuição de fertilizantes, observou-se esse segmento como sendo uma das áreas em destaque no mercado atual. Para as empresas que pretendem aprimorar sua gestão as utilizações de alguns processos como gerenciamento da cadeia de suprimentos e análise estratégica de vendas são de fundamental importância para o aumento da lucratividade e excelência nos níveis de serviços prestados. Com a era da tecnologia disponibilizando recursos de troca de informações on-line, percebe-se a importância das empresas em elaborar um modelo de negócios voltado ao e-commerce sendo possível tornar essa ferramenta um pilar de crescimento no mercado atingindo clientes de diferentes perfis que já trabalham com essa plataforma de negociação. No entanto, se faz necessário entender se realmente essa nova plataforma de negócios pode gerar valor para o cliente na compra de fertilizantes, que impactos poderão ocorrem com a logística e quais as adequações no modelo de negócios necessários para a viabilidade da atividade da empresa. A abordagem e integração de temas como Embalagens e Equipamentos, Marketing, Logística Reversa e Ambiental, Logística na Internet, Marketing e Pesquisa Operacional, foram base deste trabalho, bem como sua aplicabilidade nos processos de gestão da organização.

Palavras chave: fertilizantes, agronegócio, e-commerce e logística.