GESTÃO E NEGÓCIOS: O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO? ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE COMPÓSITOS

Autores
Ana Crhistina Vanali, Ani Cristina Ferreira do Prado, Camila Lamberg do Amaral, Caroline Giandomenico da Silva, Gabriella Siqueira da Silveira, Julia Luiza Ferraz Moreira, Kathlyn Moreira Estacoviaki, Mayara Caroline Terezan, Vitória da Silva Morigi
Área
Administração
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral propor ações para diminuir o índice reclamações de clientes de uma empresa de compósitos localizada em um município paranaense. Os objetivos específicos são identificar as causas que elevam esse índice e buscar alternativas de soluções para a resolução desse problema. Os métodos e técnicas utilizados para coletar os dados foram a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista informal, observação participativa e observação não participação. A análise dos dados foi realizada pelo brainstorming, diagrama de causa e efeito, Matriz GUT, benchmarking e plano de ação descritivo. Através da visita acadêmica realizada na empresa teve-se acesso ao problema central e a reflexão sobre os conceitos de desenvolvimento organizacional, formas de gestão, treinamento e desenvolvimento, gestão de pessoas, clima organizacional, comunicação, motivação e trabalho em equipe. Elaborou-se ações eficazes para a melhoria de nível de serviço da empresa visando o aumento de produtividade e rentabilidade O foco, no primeiro momento, foi melhorar a gestão organizacional interna para se chegar ao cliente final.