A presente pesquisa exploratória tem por finalidade apresentar e analisar a estratégia de gestão para a qualidade, adotada como agregador de valor para os negócios empresariais. Nesta é possível identificar, a partir das principais referências bibliográficas disponíveis sobre o tema, os conceitos históricos e contemporâneos da gestão da qualidade, e reunir os principais meios desta estratégia dividindo estes em: (a) ferramentas da qualidade, como brainstorming, 5W1H, estratificação, folha de verificação, diagrama de Pareto, diagrama de causa e efeito, histograma, diagrama de dispersão e gráficos de controle; (b) métodos de gestão da qualidade, como o benchmarking, PDCA, CEP, DOE, FMEA, QFD e Seis Sigma; (c) sistemas de gestão da qualidade, como o TQM, TQC e ISO. Esta pesquisa também apresenta os conceituados modelos de excelência em gestão da qualidade, analisando a importância destes como agentes fundamentadores para a gestão estratégica da qualidade. Ao longo do estudo será possível concluir sobre os resultados obtidos pelas organizações gerenciadas para a qualidade, bem como os avanços estratégicos em relação ao posicionamento e crescimento destas no mercado.