Em função das pressões competitivas decorrentes da maior abertura comercial e da crescente internacionalização da economia mundial, a logística assumiu maior relevância principalmente nas últimas duas décadas. Esse trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com vinte e oito motoristas de pequenas e médias empresas logísticas de seis cidades da zona da mata mineira de Minas Gerais, com o objetivo de analisar quais fatores logísticos estão direta ou indiretamente ligados à variação do preço dos produtos entregues aos clientes finais. Dessa forma estudos que analisem a logística podem contribuir para a melhoria de sua eficiência, bem como contribuir para futuros estudos no campo de estudo em questão. Este trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais fatores logísticos estão diretos ou indiretamente ligados à variação do preço do produto entregue ao cliente final? Os resultados apresentados desmontaram que 50% dos entrevistados concordaram totalmente que em grande parte das rodovias por onde trafegam as condições das rodovias são ruins, 46,42% dos entrevistados concordaram totalmente que o processo de depreciação dos veículos de cargas é acelerado por decorrência das más condições das estradas e 53,55% consideram que o preço do combustível interfere de maneira negativa no valor dos fretes o que acarreta em consequência um aumento no preço dos produtos. Constatou-se que essas variáveis podem estar ligadas em algum grau ao preço final dos produtos, fazendo com que estes se tornem mais caros para o consumidor.