INCLUSÃO DE ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: ATIVIDADES LÚDICAS, MATERIAIS CONCRETOS E MANIPULÁVEIS NO PROCESSO EDUCACIONAL – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores
Carmen Lucia Druzina Giongo Fabianski
Área
Pedagogia
Resumo

Este artigo tem o intuito de demonstrar a importância da utilização de atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis em todo o processo de ensino-aprendizagem na educação inclusiva de crianças com síndrome de Down, bem como colaborar para que todos os envolvidos com a educação inclusiva possam refletir e utilizar-se de métodos e técnicas que auxiliem na construção e apropriação do conhecimento por alunos inclusos em turmas regulares e também na educação especial como um todo. O artigo origina-se da experiência vivenciada pelo autor em sala de aula junto ao aluno incluso e os resultados obtidos com auxílio das atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis no ensino. Durante aproximadamente dois (02) anos, o autor adaptou e desenvolveu esses materiais e métodos de acordo com as especificidades do aluno e descreveu em relatórios e portfólios os resultados obtidos. Os resultados alcançados demonstraram avanços significativos em relação ao conhecimento prévio do aluno, tornando possível visualizar que a utilização das atividades lúdicas, materiais concretos e manipuláveis de forma dirigida e sistêmica pode beneficiar a construção e a apropriação do conhecimento em diversas áreas.