INSTITUTO THEO DE PETRUS: DO LUTO À LUTA. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A NOVA PROPOSTA

Autores
Marco Antônio Ribeiro Merlin, Dariny Christina Dutra Schoder Bonato, Jorge Uberson Pereira, Ayslan Cunha, Adriana Pereira dos Santos, Ninon Baduy Forbeck Furlaneto
Área
Pedagogia
Resumo

O presente texto apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para o Instituto Multicultural Theo de Petrus, de Campo Largo - Paraná. Após a morte repentina do maestro e fundador do Instituto pela covid-19, viu-se a necessidade de ampliar a grade de cursos e oficinas nas dependências do Instituto. Essa ampliação trouxe novos professores, instrutores e musicistas, criando novas turmas e alterando completamente a rotina de ensino desta ONG. A proposta vem ao encontro do objetivo de oferecer excelência no ensino a que se propõe, pautada na busca pela melhor metodologia a ser aplicada dentro dos moldes que o Instituto almeja se enquadrar. Como veremos no decorrer deste trabalho, a aplicação pedagógica em ambientes de educação não formal, não apresenta uma metodologia específica, sendo que a observação das práticas e rotinas educacionais é desenvolvida visando sempre a melhor forma de atuação pedagógica e é construída gradativamente segundo a real necessidade das crianças/alunos contemplados com o projeto em estudo.

Furlaneto, Ninon B. F1;