MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO

Autores
Tiago Kolasznek, Leandro Fior, Nelson Pereira Castanheira
Área
Engenharia de Produção
Resumo

A concorrência tem levado as organizações a adotarem estratégias para a permanência no mercado. Desse modo, faz-se necessária a busca por metodologias, conceitos e técnicas que auxiliem a organização a obter melhores custos, qualidade e entrega. Diante deste cenário, a implantação das ferramentas da manufatura enxuta apresenta-se como uma alternativa de estratégia que visa eliminar os desperdícios do processo produtivo, contribuindo para redução de custos e aumento da produtividade. Este estudo busca analisar a manufatura enxuta dentro da estratégia competitiva, por meio de uma revisão de literatura e aplicação prática em um estudo de caso. Para implantação das ferramentas da manufatura enxuta no processo em estudo, fez-se necessária a elaboração do mapa de fluxo de valor, onde se identificou os potenciais de melhorias e elaborou-se um plano de ação. Os resultados obtidos contribuíram para a redução de custos, aumento da eficiência e confiabilidade da linha de produção.