MEDIÇÃO DO IMPACTO DO USO DE TELETRABALHO EM UMA EMPRESA DE TELEFONIA EM CURITIBA PARA VERIFICAR A SENSAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Autores
Sabrina Oenning da Silva Franco, Dayana Machinievscz Rodrigues , Jéssica Alves Dias, Luane Braga
Área
Administração
Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as principais vantagens e desvantagens para o indivíduo e para a sua carreira com a implementação do Teletrabalho, também conhecido por Home Office, em uma empresa de telecomunicações situada na região de Curitiba. Por meio da realização de pesquisa de campo (por amostragem), o trabalho buscou medir o nível de satisfação dos empregados que realizam esta modalidade de trabalho em sua rotina, bem como as principais mudanças resultantes desta alteração, como: motivação, número de horas trabalhadas, hábitos, dentre outros. Também foi aplicada uma pesquisa específica para os empregados que ocupam posição de gestão a fim de avaliar a sua percepção quanto aos possíveis impactos já citados sobre sua equipe. Dentre os 30 itens avaliados para os empregados, cerca de 70% (setenta por cento) dos participantes concordavam que sua produtividade aumentou após passarem a realizar o teletrabalho, enquanto apenas 8% (oito por cento) dos participantes informaram que a tiveram sua jornada de trabalho ampliada após o home office. Já em relação aos gestores, 71% (setenta e um por cento) afirmaram que observaram maior produtividade, criatividade e motivação em sua equipe. Deste modo, demonstra-se que os resultados são favoráveis diante a implantação do home office na empresa, conclusão esta que é ratificada pelos gestores da empresa avaliada, pois todos os que foram entrevistados informaram que a implantação do home office agregou positivamente à organização.