MELHORIA NO PROCESSO OPERACIONAL DE PINTURA EM UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS

Autores
Misael Jose Suzena, Robledo de Moraes, Tiago de Oliveira, Sérgio Zagonel
Área
Engenharia de Produção
Resumo

A busca das indústrias por melhoria contínua nos processos produtivos, redução de custos e aumento na competitividade, proporciona e promove constantes evoluções nos conceitos e ferramentas para gestão da qualidade dentro das organizações. Este trabalho tem por objetivo melhorar o processo operacional de pintura em uma indústria de autopeças, AAM do Brasil, e através da metodologia 8D, identificar e propor ações corretivas permanentes para os problemas identificados, com apoio de ferramentas da qualidade apropriadas aplicadas de acordo com a necessidade, a fim de resolver o problema para aumentar a performance da linha de pintura, norteando-se por indicadores, gráficos, figuras e documentos da empresa em estudo. O processo de pintura é composto por 21 operações. A linha processa seis tipos de eixos, sendo que a empresa sugeriu avaliar as falhas decorrentes nas etapas de mascaramento, antecedente ao banho e a pintura. Essas atividades visam proteger o tambor do eixo e a pinça do freio, a fim de evitar o contato com o produto do banho químico e tinta do processo. Algumas operações do processo de mascaramento são ineficientes. Foi aplicada, metodicamente, as oito etapas da metodologia 8D e algumas ferramentas da qualidade, tais como: Brainstorming, 5W2H, Gráfico de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito e Cinco Porquês. Os resultados foram satisfatórios e a meta de performance foi atingida. Para isso, foi necessário do desenvolvimento e substituição de alguns materiais, até a aquisição de uma máquina automatizada.

Palavras chave: Metodologia 8D, Problema, Ferramenta da Qualidade, Processo, Performance