Este trabalho traz a problemática de realizar reparos e/ou substituição de redes em obras subterrâneas através do método convencional de abertura de valas, pois se trata de um serviço muito invasivo ao seu entorno devido às escavações em vias onde existe um considerável fluxo de veículos e pedestres. Deste modo, serão apresentadas opções de execução para a realização de reparos e instalações em redes subterrâneas, propondo métodos não destrutivos, abordando principalmente o CIPP (Tubo Curado no Local), visto que este método vem de encontro à necessidade de soluções rápidas e que tenham menor impacto tanto social, ambiental, quanto econômico, causando assim a mínima interferência no tráfego, no comércio e em outras atividades locais. Com o propósito de demonstrar a viabilidade econômica na utilização do método não destrutivo CIPP, bem como as vantagens na redução de custos totais pagos pela sociedade, os quais na maioria das vezes são negligenciados e/ou até mesmo ignorados, será apresentado um estudo comparativo com o método convencional de escavações. Desta forma a metodologia utilizada será a criação de um cenário de uma rede hipotética em um cruzamento de vias na região central de uma importante metrópole, possibilitando evidenciar resultados que possam desvelar a relação custo/benefício na utilização desta tecnologia.
Palavras chave: Método Não Destrutivo, Redes Subterrâneas, CIPP.