NORMAS DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE: MOTIVADORES, DIFICULDADES E BENEFÍCIOS

Autores
Mauricio João Atamanczuk, Leise Mara Cicorum
Área
Administração
Resumo

O estudo busca compreender os motivadores, dificuldades e benefícios da obtenção e manutenção de norma de certificação de qualidade em uma indústria de produtos associados a madeira localizada no estado do Paraná. A pesquisa é qualitativa e quantitativa. Utilizou-se o questionários com questões abertas e fechadas, aplicado a gestores e colaboradores, como instrumento de coleta de dados. Os principais resultados apontaram que o processo de certificação exige comprometimento e conhecimento por parte da organização. Como motivadores são elencados o interesse da alta gestão na obtenção da certificação e a possibilidade de reconhecimento de qualidade pelo mercado consumidor. Para a obtenção da certificação ISO 9001 a empresa estudada contratou consultoria externa. A empresa reconhece como facilidade ter realizado, anteriormente, adequação de seus processos operacionais e de gestão para atender a exigências de órgão regulador. As dificuldades estão relacionadas a resistência a mudança por parte de seus colaboradores que pode ser superada com treinamento e conscientização da importância da certificação. Como benefícios reconhece a melhoria do processo operacional e dos controles gerenciais tendo em vista a aplicação de instrumentos de gestão e padronização destes processos.