O IMPACTO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL NA PROFISSÃO CONTÁBIL

Autores
GILBERTO MAGALHÃES DA SILVA FILHO, Fabio Vidotti Neto, Telma Maria Chaves Ferreira da Silva
Área
Ciências Contábeis
Resumo

O Sistema público de Escrituração Digital (SPED) veio para modernizar as obrigações assessórias transmitidas ao governo, servindo como um instrumento que unifica as atividades de recepção, armazenamento, autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal. Esta pesquisa teve o objetivo de verificar quais os impactos, percebidos pelos profissionais de contabilidade no estado do Maranhão e em Santa Catarina causados pelo Sped. A pesquisa foi realizada no período de 01/05/2018 a 15/05/2018. A ferramenta utilizada para coleta de dados foi um questionário, dividido em duas seções: a primeira seção tratava do perfil sócio-profissional do respondente; a segunda sessão levantou questionamentos sobre os benefícios, dificuldades e desafios decorridos pós implantação do Sped. Os resultados da pesquisa, demonstraram que a maior dificuldade percebida com a implantação Sped foi a necessidade de investimento em treinamento dos profissionais para uso do Sped; e o principal benefício com a adoção do Sped foi que a informação contábil passou a ter mais qualidade e segurança para o fisco, além da redução de custos com emissão e armazenamentos em papel. Os achados da pesquisa podem se justificar pelo fato de que a implantação do Sped tem pouco mais de 11 anos e esse sistema continua se reformulando e exigindo a busca de conhecimento e investimento por parte dos contadores e empresas contábeis.