ORALIDADE E CURRÍCULO: UMA RELAÇÃO CONFLITUOSA

Autores
Adriane Alves da Silva, Norberto Back
Área
Letras
Resumo

Esse estudo refere-se ao tratamento dado à oralidade nas aulas de Língua Portuguesa no município de Curitiba. Verificou-se, através de observações participativas, realizadas no período de três meses, em aulas de séries diversas, que a língua oral é pouco explorada no espaço de sala de aula. Privilegiam-se os gêneros escritos e a gramática normativa em função de uma reorganização curricular que visa obter resultados positivos numa Avaliação Institucional organizada pela Secretaria de Educação do município. Para a coleta de dados foram também realizadas entrevistas com docentes, alunos e pedagogos, além da análise dos planejamentos dos professores e das Diretrizes Municipais para o ensino de Língua Portuguesa. As reflexões aqui encontradas sobre a linguagem baseiam-se nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e as discussões sobre currículo e práticas pedagógicas fundamentam-se em autores como Henry Giroux, Tomaz Tadeu da Silva, Paulo Freire, José Gimeno Sacristán e Forquin.

Palavras chave: currículo – oralidade – Avaliação Institucional.