PESQUISA DE SATISFAÇÃO EM UMA ÓPTICA: A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO E PRODUTO

Autores
Juliana Matte, Lisiane Teixeira Pereira, Roberta Rodrigues Faoro, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais, Paula Patrícia Ganzer, Pelayo Munhoz Olea
Área
Administração
Resumo

As empresas estão buscando satisfazer as necessidades e desejos dos clientes com o intuito de se manterem competitivas e vivas no mercado em que atuam. Dessa forma, o objetivo do artigo foi avaliar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços da Óptica Valim, localizada na cidade de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Portanto, a pesquisa possui é descritiva com abordagem quantitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário, aplicado à 200 clientes. A partir do resultado da pesquisa, observa-se que o atendimento é o item mais importante para as lojas de pequeno porte, além de possuir o produto adequado para os clientes. Dessa forma, clientes bem atendidos e com produtos que desejam, não estão fortemente suscetíveis às variações de preços de uma loja para outra, pois o atendimento, por meio do relacionamento e da confiança, criam barreiras para que outros concorrentes abordem o mesmo cliente. Assim, empresas pequenas, que podem não tem preços competitivos como as grandes empresas, conseguem eliminar esse ponto fraco com bom atendimento e bom produto, de uma forma geral.