As empresas estão buscando satisfazer as necessidades e desejos dos clientes com o intuito de se manterem competitivas e vivas no mercado em que atuam. Dessa forma, o objetivo do artigo foi avaliar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços da Óptica Valim, localizada na cidade de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul. Portanto, a pesquisa possui é descritiva com abordagem quantitativa e os dados foram coletados por meio de um questionário, aplicado à 200 clientes. A partir do resultado da pesquisa, observa-se que o atendimento é o item mais importante para as lojas de pequeno porte, além de possuir o produto adequado para os clientes. Dessa forma, clientes bem atendidos e com produtos que desejam, não estão fortemente suscetíveis às variações de preços de uma loja para outra, pois o atendimento, por meio do relacionamento e da confiança, criam barreiras para que outros concorrentes abordem o mesmo cliente. Assim, empresas pequenas, que podem não tem preços competitivos como as grandes empresas, conseguem eliminar esse ponto fraco com bom atendimento e bom produto, de uma forma geral.